terça-feira, 24 de agosto de 2010

Passeio Motas 2010

Decorreu no passado Sábado dia 07 de Agosto o 8.º passeio de Motas do Café A Capelinha. Mais um record de inscrições que chegaram às 68 motas... lindo!!! Cerca de 80 pessoas participaram neste belo passeio que como habitual saíu do Café A Capelinha rumo a Terras de Basto onde se passou em Mondim de Basto, Fisgas de Ermelo, Lamas de Ôlo, Vila Real, Santa Marta, Régua, Resende, Baião, terminando em Amarante no local de partida. Poderá visualizar as fotos nos links a seguir e poderá ver dois pequenos videos filmados na saída do Café A Capelinha e no arranque após a paragem na Barragem da Régua... A todos os que participaram o meu muito obrigado, ao pessoal do Marco de Canaveses um abraço.., e para o ano lá estaremos novamente...
Fotos em:
http://picasaweb.google.com/NunodeGatao/PasseioDeMotas2010BySergio#

http://picasaweb.google.com/NunodeGatao/PasseioDeMotas2010ByBlack#

Video 1 - Saída do Café Capelinha




Video 2 - Arranque na barragem da Régua

domingo, 16 de maio de 2010

Freguesia de Gatão na ERA FM TV

A ERA FM realizou no passado Sábado dia 08 de Maio, mais uma edição do FREGUESIAS DE AMARANTE, programa este que dá a conhecer semanalmente as diversas freguesias da nossa cidade. Isabel Carvalho conduziu a entrevista na qual, Joaquim Coelho como Presidente da Junta de Freguesia e António Patrício foram os convidados a falar sobre Gatão. Vale a pena ver esta entrevista e guardar para mais tarde recordar pois falaram-se de coisas super interessantes relacionadas com a freguesia de Gatão...



domingo, 9 de maio de 2010

Volta a Amarante 2010 em ciclismo

Decorreu este fim-de-semana a 9.ª clássica de Amarante em Ciclismo na categoria de sub 23 organizada pela Câmara Municipal de Amarante e pela Associação de Ciclismo do Porto. Esta clássica teve a partida simbólica no largo de S. Gonçalo em Amarante e a partida real decorreu na Nova Ponte ali bem junto ao Mercado Municipal. Podem visualizar um pequeno video na passagem por Gatão...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa

As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Publico aqui algumas defenições da Quadra festiva que vivemos retirada do http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.
Aqui publico uma foto com quase 20 anos do compasso em Gatão em que eu mesmo levo a campaínha...bons tempos....

100 anos da chegada do comboio a Vidago

O relógio marca as primeiras horas da tarde do Sábado 20 de Março. Fiz-me à estrada e com destino onde? Vidago meus amigos… e Vidago porquê? Sendo eu um grande entusiasta do caminho-de-ferro, comboios e afins, não poderia perder a oportunidade de conhecer a excelente exposição fotográfica relativa à comemoração dos 100 anos da chegada do comboio a Vidago, vila humilde ali bem perto de Chaves. Júlio Silva organizou esta exposição com fotografias da sua autoria assim como do próprio arquivo da C.P. Numa breve conversa que tive com ele, é de salientar todo o seu empenho e dedicação neste trabalho, pois não teve qualquer apoio exceptuando a C.P. que disponibilizou algumas fotos. A exposição estava magnifica e podem ver um pequeno vídeo retirado do blogue http://vidagoimagens.blogspot.com do próprio Júlio Silva. Um dia alguém disse – ao menos em Vidago comemora-se o centenário da chegada do comboio e não se encerra a linha três dias depois… aqui fica um pensamento positivo relacionado com o encerramento da Linha-do-Tâmega em Amarante três dias após a comemoração do seu primeiro centenário. Mas… e falando sobre Vidago… os comboios já ali deixaram de apitar em Janeiro de 1990…

1 ano sem comboios em Amarante

a actualizar muito brevemente...

segunda-feira, 22 de março de 2010

1.º Passeio Pedestre de Gatão

Realizou-se no passado Domingo dia 21 de Março o 1.º Passeio Pedestre Amarante - Chapa utilizando a Ecopista da Linha-do-Tâmega que se apresenta na sua ultima fase de construção. Neste passeio participaram cerca de 100 pessoas, o que não é nada mau, dada a imprevisibilidade do tempo. Então a saída aconteceu por volta das 9 h15 m junto da Estação dos Caminhos-de-Ferro de Amarante, com passagem por Gatão e com chegada à antiga estação dos Caminhos-de-Ferro da Chapa. Daí fez-se o regresso até ao campo de futebol da Associação Cultural e Recreativa de Gatão, onde esta mesma associação preparou o respectivo almoço. A organização deste passseio pertenceu à Junta de freguesia de Gatão com o apoio técnico da Associação Cultural e Recreativa de Gatão que organizou o almoço e da Bicimarante - Associação de Cicloturismo Cultural e Recreativa que deu apoio logístico com a cedência da carrinha e de alguns ciclistas que disponibilizaram àgua aos caminhantes. A festa foi longa pois no final do almoço fez-se um grande baile ao som das concertinas e bombos do sr. Agostinho Machado (Agostinho padeiro) que ali divertiu imenso os caminhantes. Ficou a promessa de que para o ano haverá mais.